domingo, 4 de abril de 2010

PROJETO "CONTOS DE FADAS"


Alunos do 1º ao 5º Ano Fundamental


JUSTIFICATIVA:
Os contos estăo envolvidos no maravilhoso mundo das crianças
e partem de uma situaçăo real e concreta, para proporcionar
emoçőes e vivencias significativas. Neste gênero aparecem seres
encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário
que todas as crianças se encantam.
Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir
uma ponte de significaçăo do mundo exterior para seu mundo interior,
aprendendo valores, refletindo sobre suas açőes, desenvolvendo seu
senso crítico, sua criatividade, sua expressăo e linguagem.

OBJETIVOS CONCEITUAIS:
• Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anőes, gigantes, etc.;
• Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
• Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
• Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e
nomes de personagens.

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
• Ampliar as possibilidades de movimentos;
• Expressar­se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Ler, ainda que de forma năo convencional;
• Dramatizar histórias, por meio de expressőes orais e dança;
• Descrever cenários e personagens;
• Identificar soluçőes de conflitos presentes nos contos;
• Identificar títulos de histórias conhecidas;
• Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
• Produzir textos, (tendo o professor como escriba nas séries iniciais).
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoçőes e
necessidades;
Sistematizar situaçőes/­problema, a partir de contos, para as crianças refletirem
criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluçőes para os problemas
de mundo real;
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradiçăo dos povos;
Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noçőes de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
1) Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
• Criar situaçőes de fantasia e encantamento;
• Transportar a imaginaçăo para o reino do maravilhoso;
• Trabalhar as emoçőes que as histórias transmitem;
• Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anőes, gigantes, bruxas, etc.
•Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre
as crianças;
• Conto das histórias com o tapete de histórias e participaçăo das crianças;
•Reproduçăo de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideraçăo as
seqüencia temporais;
• Dramatizaçăo de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
• Apreciaçăo da leitura feita pela professora;
• Identificaçăo de valores encontrados nas personagens das histórias.

OBSERVANDO:
• Estrutura textual (narrativa);
• Temporalidade;
• Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
• Descriçăo de cenários e personagens;
• Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
• Resoluçăo de conflitos, levando a um final feliz;
• Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anőes, magos,
gigantes...)
• Listar oralmente as histórias preferidas;
• Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
•Continuar a história a partir de um ponto estabelecido
pela professora;
• Elaborar um novo final, diferente do original;
• Analisar as características das personagens na história.

DRAMATIZAÇĂO DAS HISTÓRIAS
OBSERVANDO:
• Expressőes faciais;
• Criatividade;
• Vocabulário;
• Narraçăo;
• Movimentos espontâneos e programados;
• Postura e encenaçăo;
• Colocaçăo de voz.
RECURSOS MATERIAIS:
• Fantoches de diversos tipos;
• Cenário para apresentaçăo de fantoches;
• Fantasias de acordo com os personagens;
• Sanfona de histórias;
• Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson,
papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
• Livros de contos de fadas e histórias infantis.
AVALIAÇĂO:
A avaliaçăo será feita através da observaçăo diária
das crianças nas atividades propostas, tais como:
• Reproduçăo das histórias, mantendo seqüęncias temporais.
• Dramatizaçăo de algumas histórias, utilizando fantasias
e músicas com coreografia e apresentaçăo.
• Confecçăo de uma sanfona de histórias pelos alunos.
• Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias.
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário