quinta-feira, 16 de abril de 2009

SUGESTÕES DE EXERCICIOS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS A PERCEBEMOS RELAÇÕES ENTRE LETRAS E SONS:

1)Ajude as crianças a reconhecerem diferenças de uma única letra que criam diferenças de som e de sentido:lobo-bobo medo-dedo tiro-tipo coco-cocafaca-vaca menino-menina pato-patamel-fel pata-lata mata-mapa
2)Mostrar palavras que se escrevem e se lêem do mesmo modo mas têm sentidos diferentes, dependendo da frase em que se encontram: manga, casa, pé, etc.
3)Apresente as palavras próximas umas embaixo das outras e destaque as partes iguais:chapeuzinho netinho mata bobo chácharuto cestinho mala cabo fechadochata ninho cama lobo fechadurauma bucha
4)Ensine as crianças a recitar ou a cantar versinhos ou quadrinhas, falando mais alto as palavras que rimam, podem bater palmas quando elas aparecerem
.5)Organizar listas, cartazes ou livrinhos de palavras com a mesma letra ou sílaba inicial.
6)Aproveite situações do dia-a-dia da criança e sugira à ela que crie seus próprios textos músicas, histórias, notícias etc, que sejam de seu interesse.
7)Proponha que descubram uma palavra "escondida" ou contida dentro da outra.
Exemplos:Qual é a palavra que está "escondida" em todas as palavras abaixo?
barba - acabar - barbadoResposta: BAR
E nestas outras?mar - martelo - marmelo - amar - remar - somar - Marcelo
Resposta: MAR
As crianças estarão lendo quando forem capazes de perceber como as letras funcionam para representar os sons da língua e ao mesmo tempo possam entender o que estão lendo.
Lembro que o processo de Alfabetização, deve caminhar de maneira natural, significativo e gradativamente na direção do conhecimento de palavras, sílabas, letras e regras ortográficas.
A leitura inicial deverá ser interessante e prazerosa, para que não ocorra o risco de as crianças acharem que a leitura não serve para nada.
Toda criança deve entender que a leitura e a escrita têm uma função social.Referências bibliográficas:CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e Letrar. Editora Vozes,2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário