domingo, 12 de julho de 2009

MÁRIO QUINTANA PARA CRIANÇAS (^_^)

Mas por que trabalhar com Mario Quintana com as crianças?

1) Em toda a sua obra, encontram-se traços referentes ao mundo infantil, à curiosidade e à fantasia, o que atrai o interesse das crianças.
2) As publicações de Quintana despertam o interesse de leitores de diferentes idades. Por exemplo, o livro Canções não foi escrito para o público infantil, contudo, é uma obra curiosa por se inspirar em canções medievais, que lembram cantigas de roda e fábulas.
3) A obra do escritor se mantém atual. O Batalhão das Letras ;foi escrito em 1948, no início da carreira poética, mas segue divertindo os pequenos.
4) O poeta utiliza a irreverência e senso em seus versos, o que atrai a “gurizada”.
5) As brincadeiras com as palavras, o ritmo poético e a construção de imagens estimulam a criatividade.No início, trabalhar com poesia com as crianças pode ser meio “estranho”, mas lembre-se que a poesia é uma forma diferente de contar histórias e de descobrir o mundo.

Lili inventa o Mundo
Foi lançada em 1983. Lili é uma garotinha inventada por Quintana, que dispara frases que surpreendem os adultos e provocam a imaginação das crianças. Uma ruazinha simples, as estações do ano, criaturas do jardim, o sol na China, café com leite, sorriso desdentado... O olhar sensível do poeta segue as descobertas e afirmações da menina Lili, e as coisas de todo dia ganham sentido, brilho, boniteza. Uma beleza um pouco triste, mas que abre espaço para a esperança.

Pé de Pilão
Publicado 27 anos após o Batalhão das Letras, os Versos de Pé de Pilão contam com lirismo, inteligência e fantasia. Mario Quintana se inspirou na quadrinha popular :

“Pé de pilão
carne seca com feijão
arreda camundogo
pra passar o batalhão”

A história começa pelo meio. A bruxa usa a Magia para transformar Matias em pato. Na trama
, há uma fada mascarada e diabólica que não é bruxa. Tem uma avó que é fada e foi enfeitiçada perdendo o seu encanto, o de não envelhecer. A história conta a história de Matias para desfazer os encantos.Essa obra foi censurada durante 30 anos pelo Estado Novo de Vargas, que condenou o texto por se referir á polícia como “um cavalo montado noutro cavalo.”

O pato ganhou sapato,Foi logo tirar retrato.
O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.
Disse ao pato:
“Não se mexaPara depois não ter queixa”.
E o pato, duro e sem graça
Como se fosse de massa!

O Batalhão das Letras
Didática e atrativa, a primeira obra de Quintana voltada para as crianças foi publicada em’948 e considerada diferente da literatura produzida para o público infantil na época, por utilizar palavras do vocabulário adulto. Em uma brincadeira poética, o autor apresenta as 26 letras do alfabeto em quadras, referindo-se às suas formas, ou fazendo brincadeiras engraçadas. As crianças adoram a quadra da letra X;

Com X se escreve xícara
Com X se escreve xixi
Não faças xixi na xícara
O que irão dizer de ti?



Nenhum comentário:

Postar um comentário