domingo, 7 de novembro de 2010

O Analfabeto Político - 2

O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa
dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra,
o corrupto e lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.
Texto de Bertold Brecht, escritor e teatrólogo alemão (1898/1956)

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

ESTUDO DO VOCABULÁRIO:

PESQUISE NO DICIONÁRIO E ESCREVA OS SIGNIFICADOS DE ACORDO COM O TEXTO LIDO:

orgulho
imbecil
ignorância
vigarista
pilantra
corrupto
lacaio

EXPLIQUE AS EXPRESSÕES DESTACADAS:

Não sabe o imbecil que da sua ignorância política “nasce” a prostituta...
O pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e “lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

É importante participar dos acontecimentos políticos do país? Por quê?
De que forma podemos participar dos acontecimentos políticos?
O que você entende por custo de vida?
O que é uma decisão política?
Por que o preço do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas?
Cite exemplos de decisões políticas no Brasil.
Como você vê o fato de alguém odiar a política?
Quais as características de um analfabeto político?
O autor do texto afirmou que “o pior analfabeto é o analfabeto político” . Nesta afirmação há uma outra crítica. Qual?
Bertold Brecht também disse que “o pior de todos os bandidos é o político vigarista, pilantra...”. Como podemos interpretar essa afirmação do autor?
O que fazer quando ficamos sabendo que um político está agindo desonestamente?

TRABALHO DE PESQUISA:

Pesquisar sobre as atividades de algumas empresas multinacionais.
Casos de corrupção no Brasil. (internet, recortes de jornais e revistas)
Pesquisar nos mercados próximos o preço dos produtos da cesta básica.
(as pesquisas, após serem lidas na sala, podem ser apresentados para a turma e/ou expostos para as demais turmas da escola)

EXPRESSÃO ARTÍSTICA:


Expresse o “analfabeto político” num desenho. (Os desenhos podem ser expostos para as demais turmas da escola)
Cantar o poema como se fosse um rap.
Declamar o poema: chorando, sorrindo, com raiva, gritando, baixinho... (pode ser feito num auditório)

PRODUÇÃO DE TEXTO:

Expresse sua opinião num texto, falando sobre a política brasileira.
DEBATE:
É possível ser analfabeto e não ser analfabeto político? Por quê?

EXERCÍCIOS:

NO POEMA, QUAIS PALAVRAS SÃO VERBOS?

JUSTIFIQUE A ACENTUAÇÃO GRÁFICA DAS PALAVRAS:

Político
Remédio
Ignorância

COPIE DO TEXTO:

Quatro palavras que tenham dígrafo.
Uma com hiato
Uma com ditongo crescente

DÊ AS FUNÇÕES SINTÁTICAS DA PALAVRA ANALFABETO:

O analfabeto é político.
O político é analfabeto.
O político analfabeto decidiu estudar.
Analfabeto, o político decidiu estudar.
Analfabeto, estude!
Eu ouvi o discurso do analfabeto político.
O cidadão orientou o analfabeto político.
O país cuida do analfabeto político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário