quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como acabar com a violência?

Nunca se falou tanto em violência nos dias de hoje. E não está somente nas ruas, mas também contra a mulher, a criança, o idoso, os negros, os pobres e outros tantos que possuem e nem imaginamos. Todas essas violências precisam de combate e segue a pergunta: Como acabar ou diminuir a violência?
Existem muitos artigos, teses e debates sobre o assunto, ouço até às vezes algumas pessoas dizendo que tem a receita para acabar: a receita da Paz. Como encontrar a Paz?
Não é simples. Não é fácil.
Acredito que ao depararmos com conflitos se não tivermos uma estrutura global e de paz podemos gerar violência, seja com palavras, gestos ou físico.
As iniciativas voltadas para a educação para a paz e justiça já é fato mundial, principalmente em países mais pobres, projetos como restaurar valores essenciais para a cultura democrática como participação, igualdade, diálogo, justiça, respeito á diversidade e aos direitos humanos.
Estudiosos do assunto dizem que muitas das vezes a pobreza gera violência, mas muitos países bem mais desenvolvidos que o nosso percebemos que a criminalidade continua firme e forte, mesmo com as autoridades mascarando as estatísticas e minimizando os números.
O pobre com raiva é duplamente pobre, pois entra a pobreza de espírito e a dificuldade de entender o próximo gerando os conflitos que gera a violência. Essa relação de pobreza e violência não quer dizer que o pobre seja mais violento, mas que essa classe social sofre mais violência; podemos observar através dos meios de comunicação os noticiários.
Podemos observar exemplos de violência através dos filmes como Cidade de Deus e Tropa de Elite que levaram a violência das camadas mais pobres do país nas telas de cinema do mundo e foram sucessos de público; nesses filmes mostra também a classe alta da sociedade envolvida juntamente com os pobres com as drogas, esse sim é um fato que através do consumo de drogas pode gerar gangues que contribui para isso.
E para combater a violência de imediato temos a polícia, mas essa não é respeitada, muitas das vezes por não se dar respeito – e é desmotivada devido arriscar a vida para prender um traficante que em poucos dias é solto pela lei e fora o salário que é pouco. Devido a isso, gera mais violência.
Existem instituições em quase todas as cidades do país que trabalham para ampliar a socialização e criam mais oportunidades, mas ainda não são suficientes em quantitativamente e qualitativamente, como as escolas, clubes, lazer, cursos, igrejas e outros. A educação é o único caminho, acredito, para que vivamos num lugar melhor com mais Paz, mas para isso precisamos de um governo mais justo – que já é outra historia.

Daniella H.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário