segunda-feira, 12 de outubro de 2009

POR QUE O ENSINO A DISTANCIA (EAD) CHEGOU PARA FICAR?

Olá pessoal, como sabem trabalho com curso superior em EAD vai aqui uma parte do meu artigo. BJUS...Daniella
Resumo

O percurso do EAD no Brasil, e os avanços e a disseminação das tecnologias que descortinam nova visão de ensino e aprendizagem para a educação a distancia com o suporte da internet. A sua contribuição para as pessoas capacitarem ou a oportunidade de terem um diploma de ensino superior. Esse artigo pretende mostrar os pontos que favorecem ao interessado a fazer o curso e os seus métodos utilizados , o uso de ambientes virtuais e digitais para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e em grupo, na qual pretende romper com as distancias e a distribuição do tempo, viabilizando assim uma serie de interferências. A evolução do aluno no curso é apenas a conseqüência de sua participação e desenvolvimento inteiramente definidas a priori.
Palavras- chave: EAD - Aprendizagem Cooperativa– pontos positivos do EAD – interação.
Introdução
Para entender melhor o avanço do EAD no Brasil, faço aqui um breve percurso histórico - a história da educação a distância no Brasil teve início em 1904, com o ensino por correspondência. Na época, instituições privadas passaram a ofertar cursos técnicos sem exigir escolarização anterior. Este modelo foi consagrado com a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, concebida por um grupo liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto (1923), e também com o surgimento do Instituto Monitor (1939), do Instituto Universal Brasileiro (1941) e de outras organizações similares. Entre 1970 e 1980, instituições privadas e organizações não governamentais (ONGs) começaram a oferecer cursos supletivos a distância, com aulas via satélites complementados por kits de materiais impressos. A universidade virtual, compreendida como ensino superior a distância com uso de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), surgiu no Brasil na segunda metade da década de 1990.
As universidades brasileiras passaram a se dedicar à pesquisa e à oferta de cursos superiores a distância e ao uso de novas tecnologias nesse processo a partir de 1994, com a expansão da Internet nas Universidades de Ensino Superior (IES) e com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional (LDB), em dezembro de 1996, que oficializou a EAD como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino. Em 1997, universidades e centros de pesquisa passaram a gerar ambientes virtuais de aprendizagem, iniciando a oferta de cursos de pós-graduação latu sensu via internet, demarcando, assim, entre 1996 e 1997, o nascimento da universidade virtual no Brasil.
Entre 1999 e 2001 universidades virtuais formaram redes de cooperação acadêmica, tecnológica ou comercial entre instituições brasileiras, e entre estas e organizações internacionais.

Pontos positivos para fazer EAD

A nova era que vivenciamos – a era do avanço tecnológico nos auxilia e contribui para a plena realização dos potenciais humanos, pois a promoção da aprendizagem é prioritária, como foi já foi - dito o avanço das informações possui uma velocidade crescente a cada minuto e ficar apenas nos tradicionais métodos de ensino ( lousa, giz, livros ) para obter um diploma e assim garantir um emprego não é mais satisfatório , devido a milhões de novos conhecimentos que se acumulam no dia-a-dia dos avanços científicos do nosso tempo. Surge a necessidade de uma educação permanente, que assegure a atualização das pessoas, com seus estudos próprios, passando a ser indispensável para o adequado exercício de uma profissão e a opção é fazer um curso EAD e assim propiciar os estudos continuados. A essa nova forma de aprendizagem chegou para ficar, pois vemos a cada ano a busca pelos cursos a distancia aumentar gradativamente.
A descoberta da informática no uso da educação vai além de todas as expectativas mais otimistas de nós monitores, para os educadores e cientistas têm feito dessa ferramenta uma nova era da educação e oportunidade , quando o assunto é tempo , distância e dinheiro. Baseando nessas ideias faço a pergunta: Por que o ensino a distancia (EAD) chegou para ficar?
Enumero essas ideias:
Distância - uma das melhore motivações para que o interessado matricule nesse novo método de ensino superior, pois desvinculam a necessidade presenciais físicas , o discente tem a oportunidade de evitar a deslocar do seu local para uma outra região.

Tempo - Devido a uma das características de nossa sociedade é a correria do trabalho, da família, ou seja, inúmeros males que paradoxalmente atrapalha no vida do homem em administrar o seu devido uso do tempo – dessa maneira , a educação a distancia possibilita a escolha , a gerenciar seu tempo de estudo e dedicação ao saber.

Finanças - um outro fator que possibilitou o crescimento de alunos no EAD, pois o custo e beneficio é incomparável, é menor do que a educação presencial, tendo a mesma oportunidade de obter um curso superior e capacitar no mercado de trabalho em qualquer área.

Oportunidade de fazer cursos – A Essa nova forma de estudar exige muito mais do aluno; para que isso ocorra o curso EAD possui não apenas os professores, mas tutores e monitores em perspectiva de treinamento, formação, reciclagem ou capacitação desses profissionais para fazer o melhor possível.
Possibilidade de entrar em contato com outros estudantes de diferentes classes sociais, culturais, econômicas e experimentais - outro fator que gera a possibilidade de integração de diferentes pessoas, culturas e bagagem profissional, essa troca possibilita o crescimento de conhecimentos através da troca colaborativa e cooperativa. Os alunos ganham muito nessa troca.

No caso onde trabalho, os cursos são feitos pela intensa interação dos alunos nas atividades online e presencial. A motivação do aluno é o grande segredo para o sucesso do ensino à distância tendo o professor a função de mediador e orientador no curso. A interação de alunos e professores se faz ainda mais necessários sendo que alguns especialistas definem a EAD como sendo um processo interacionista.
Ressaltando a teoria interacionista segundo Oliveira ao se referir
sobre a concepção de Vygotsky:
"Uma metodologia interacionista favorece as relações entre desenvolvimento e aprendizado, e, particularmente, sobre a zona de desenvolvimento proximal, estabelecendo forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie".
A educação a distância com suporte em ambientes digitais numa perspectiva de interação e construção colaborativa de conhecimento favorece também ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas com a escrita para expressar o próprio pensamento, interpretação de textos, hipertextos e leitura de idéias registradas pelo outro participante.
É preciso saber usar esse poder da tecnologia que esta em nossas mãos, pois, temos que fazer como fazemos com a nossa vida e com o próximo. Como por exemplo, se formos uma pessoa aberta faremos dela uma ponte para comunicarmos melhor e mais. Mas, se formos pessoa desconfiada, fechada ou autoritária usaremos dela superficialmente ou apenas para mostrar um poder. Saibamos aproveitar e lembremos: para render o sucesso é saber o quanto distante está o horizonte que o mesmo é capaz de alcançar, e saber escolher os melhores caminhos para chegar ao objetivo maior, sendo para a maioria das pessoas a prosperidade.
REFERENCIAS
GUIMARÃES, P. V. A contribuição do Consórcio Interuniversitário de Educação Continuada e a Distância – BRASILEAD – para o desenvolvimento da educação nacional. Em Aberto.
Brasília, ano 16, nº. 70, p. 28-33, abr/jun, 1996.
DAVIS, Cláudia & OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação. São Paulo:
Cortez, 1994.

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