domingo, 23 de agosto de 2009

USO DA VÍRGULA**



Vírgula pode ser uma pausa...
ou não.
Não, espere.
Não espere.
Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.
Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.
Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Detalhes Adicionais'

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.'

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.

Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

Uma vírgula muda tudo.

Degelo pode deixar à deriva iceberg do tamanho de Manthattan


Redemoinho no interior do glacial Petermann; ONG alerta sobre degelo em excesso
na Groenlândia

A ONG Greenpeace advertiu nesta quinta-feira sobre o risco de derretimento do glacial Petermann, na Groenlândia, por causa do aquecimento global. A organização alertou que a fragmentação da plataforma gelada deixaria à deriva uma superfície equivalente à ilha de Manhattan, em Nova York. As informações são do jornal espanhol El Mundo.Desde o início do verão, a ONG realiza uma expedição para avaliar os impactos da mudança climática sobre a geleira de Sermilik, no Canadá. O Greenpeace lembrou que uma elevação na temperatura média global em cerca de 2°C poderia causar o degelo de grande parte das zonas geladas permanentes, elevando o nível mundial do mar em 7 m.A ONG pediu ainda, de acordo com o diário espanhol, que os governos do mundo concordem em reduzir as emissões de CO2 em 40%, além de maiores investimentos nos países em desenvolvimento para combater o desmatamento na Amazônia, no Congo e na Indonésia até 2015.
Fonte: Terra

Reflexão


"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
(Nelson Mandela)

O Que você pode fazer para mudar o mundo
Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ... Cuide da Saúde do Planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração ... Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ... Acredite em um mundo melhor. Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ... Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe. Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ... Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida... Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor. Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ...
(RODRIGO BENTES DINIZ )

Caminhamos para um desastre psicológico, social e ecológico. Dominados pela tecnologia e o consumismo, vamos perdendo o verdadeiro significado da vida, que é a paz e a felicidade. O amor e a compaixão por todos os seres, é a nossa única salvação.
(Dalai Lama)

Meio Ambiente
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade sócio-ambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos,a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com a formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. Esse é um grande desafio para a Educação. Comportamentos, “Ambientalmente Corretos” serão aprendidos na prática do dia-a-dia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações podem ser exemplos disso.
José Ivanilson dos Santos (Professor, Graduado em Ciencia da Religião e Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio - CE)

"O dia em que vocês envenenarem o último rio, abaterem a última árvore, assassinarem o último animal... Quando não existirem nem flores, nem pássaros, se darão conta de que dinheiro não se come."
(Humawta - Sábio Indígena)

Plantarei minha árvore. Cantarei minha esperança. Pensarei que o primeiro a plantar uma árvore à cuja sombra nunca se assentaria foi o primeiro a pronunciar o nome do Messias. Algum dia o poder será dado à ternura. Venha, plante uma árvore comigo...
(Rubem Alves")
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sugestões para os pais modernos**


1- Faça do amor a pedra fundamental do lar. Os filhos devem aprender o que é o amor por meio do lar. Aquele que nunca ouve as palavras, "eu te amo", experimenta grandes dificuldades em aceitar o amor de outrem e mesmo de Deus.

2- Ao invéns de criticar severamente os filhos pelos erros que cometem, é melhor louvar as coisas boas que fazem. Umas poucas palavras de estímulo por algo bem-feito faz mais para despertar um desejo de melhorar do que muitas palavras de censura e de condenação. Naturalmente uma palavra de conselho e advertência na hora certa é necessário.

3- Dedicar algum tempo aos filhos cada semana - tempo que eles possam saber que é para eles somente. Não basta pão que o pai providencia, nem todas as vantagens materiais. A criança precisa do pai, para que a sua personalidade se forme bem ajustada.

4- Na sua vida diária, doméstica e espiritual, procure desenvolver as qualidades de cada filho. O exemplo e as atitudes dos pais influem sobremaneira na vida do filho.


5- A atmosfera do lar deve ser alegria, fraternidade e amor. Os pais devem brincar com os filhos e providenciar experiências agradáveis que jamais sairão de sua memória.

6- Ajude aos seus filhos na escolha dos amigos e companheiros. Os pais devem dar conselhos e mostrar os perigos, mas deixando a escolha final com o filho. Devem lembrar que geralmente a coisa proibida tem muito mais atração para a pessoa.

7- Providencie tarefas domésticas para os filhos fazerem. Por elas os filhos aprendem a necessidade de trabalhar e de ajudar. Precisam aprender que o trabalho é necessário não só para ganhar o pão de cada dia, mas também para a felicidade da humanidadee.

8- Mostre em palavras como um problema deve ser atacado para ser solucionado. Muitas pessoas nunca aprendem a resolver os problemas da vida por si sós, permanecendo durante toda a sua vida um peso para a sociedade.

9- Faça de seu lar um ninho para cuidar dos filhos quando fracos, um jardim para proporcionar-lhes um crescimento bem ajustado durante a meninice e uma fortaleza para protegê-los das tentações durante a mocidade.

10- Acima de tudo, leve os filhos a aceitar Jesus como o Salvador pessoal e ajude-os a reconhecer na Igreja um lugar de culto, de reverência e de fraternidade espiritual.

Fred Lee Hawkins

Para todos os pais, principalmente o meu, um FELIZ DIA DOS PAIS!!!!!

BJU- DANI*-*

Mensagem da semana



"Quero sempre poder ter um sorriso estampado em meu rosto,
mesmo quando a situação não for muito alegre..
.E que esse meu sorriso consiga transmitir paz
para os que estiverem ao meu redor."
"A maior solidão é a do ser que não ama.
A maior solidão é a dor do ser que se ausenta,
que se defende, que se fecha, que se recusa a
participar da vida humana.
A maior solidão é a do homem encerrado em simesmo,
no absoluto de si mesmo,o que não dá
a quem pede o que ele pode dar de amor,de amizade, de socorro..."

-Vinicius de Moraes-





segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SER FELIZ



É preciso não pensar na vida mas vive-la;

Saber ser feliz é preciso antes de tudo

encontrar a paciência

suprir a necessidade da mente

em busca do dia-a-dia

na consciência de entender

que um dia você pode lutar para vencer

mesmo que antes já tivesse sido derrotado

mas sem nunca perder as esperanças.

Porque o comodismo é a injustiça da liberdade

que provoca o transtorno do pecado

e o desamor a condição de caminhar pela paz.

E a vida é todo espaço de tempo

que temos para pensarno momento em que estamos consciente

do que fazemos em benefício do amanhã.
isso ai pessoal....saber viver é uma dádiva! bjim DANI *-*

domingo, 2 de agosto de 2009

ATIVIDADE DE ESPANHOL- 1ºANO


  1. Ensinar a expressão: Mi cumpleaños es el día... e deixar que cada um diga o dia do seu aniversário.

  2. Perguntar quais alunos têm nome de santo, se sabem qual é o dia de seu santo e montar um mural com essas informações.

  3. Perguntar para os alunos o que existe em uma festa de aniversário, aproveitando para ensinar um novo vocabulário:
    • Regalo (presente)
    • Tarta o pastel (bolo)
    • Globo (bexiga)
    • Velas (velas)
    • Gorro (chapéu)
    • Payaso (palhaço)
    • Tarjeta (cartão)
    • Refresco o gaseosa (refrigerante)
    • Dulces (doces)
    • Caramelos (balas)
    • Bocadillo (sanduíche) etc.
    Terceira atividade
    Ensinar aos alunos a música: Cumpleaños Feliz. A melodia é a mesma do Parabéns a Você.
    Explicar que existe também uma música que fala do dia do santo e que pertence ao folclore mexicano.
    Se preferir, as duas músicas podem ser ensinadas aos alunos.

  4. Ensinar aos alunos a música: Cumpleaños Feliz. A melodia é a mesma do Parabéns a Você.
    Explicar que existe também uma música que fala do dia do santo e que pertence ao folclore mexicano.
    Se preferir, as duas músicas podem ser ensinadas aos alunos.

MÚSICA 1:

Cumpleaños Feliz
Cumpleaños feliz
Te deseamos a ti
Cumpleaños José
Que los cumplas feliz.
Cumpleaños feliz
Te deseamos a ti
Cumpleaños José
Que los cumplas feliz.

MÚSICA 2:
Las mañanitas


Éstas son las mañanitas que cantaba el rey David y hoy como es día de tu santo te las cantamos a ti.
Despierta, mi bien, despierta, mira que ya amaneció. Ya los pajaritos cantan, la luna ya se metió.
Qué linda está la mañana, en que vengo a saludarte, venimos todos con gusto y placer a felicitarte.
El día en que tú naciste, nacieron todas las flores. En la pila del bautismo cantaron los ruiseñores.
Ya viene amaneciendo, ya la luz del día nos dio levántate de mañana, mira que ya amaneció.

Distribuir as folhas de atividades e orientar os alunos sobre a resolução das questões.
• 1ª questão: Trabalhar a compreensão auditiva. Escolha três palavras de acordo com as figuras. Repita e espere que eles descubram quais são.
• 2ª questão: Os alunos deverão circular as figuras de acordo com o assunto estudado em sala.
3ª questão: Relacionar o vocabulário aprendido e os numerais, e revisar as maneiras de apresentar cada um deles.
• 4ª questão: Relacionar o vocabulário com as figuras.
• 5ª questão: Trabalhar a produção escrita e fazer revisão do vocabulário da última questão.
• 6ª atividade: Se o professor julgar apropriado, pode-se realizar uma festa na sala para a comemoração de todos os aniversários e de todos os santos. Para isso, o professor deverá, com antecedência, repartir entre os alunos os itens que cada um deverá trazer para a festa. No dia escolhido, decore a sala e cante as músicas aprendidas em aul

O Homem chamado Namarasotha


Havia um homem que se chamava Namarasotha. Era pobre e andava sempre vestido com farrapos. Um dia foi à caça. Ao chegar ao mato, encontrou uma impala morta. Quando se preparava para assar a carne do animal apareceu um passarinho que lhe disse:
__ Namarasotha, não se deve comer essa carne. Continua até mais adiante que o que é bom estará lá.
O homem deixou a carne e continuou a caminhar. Um pouco mais adiante encontrou uma gazela morta. Tentava, novamente, assar a carne quando surgiu um outro passarinho que lhe disse:
__ Namarasotha, não se deve comer essa carne. Vai sempre andando que encontrarás coisa melhor do que isso.
Ele obedeceu e continuou a andar até que viu uma casa junto ao caminho. Parou e uma mulher que estava junto da casa chamou-o, mas ele teve medo de se aproximar pois estava muito esfarrapado.
__ Chega aqui!, insistiu a mulher.
Namarasotha aproximou-se então.
__ Entra, disse ela.
Ele não queria entrar porque era pobre. Mas a mulher insistiu e Namarasotha entrou, finalmente.
__ Vai te lavar e veste estas roupas, disse a mulher. E ele lavou-se e vestiu as calças novas. Em seguida, a mulher declarou:
__ A partir deste momento esta casa é tua. Tu és o meu marido e passas a ser tu a mandar.
E Namarasotha ficou, deixando de ser pobre.
Um certo dia havia uma festa a que tinham de ir. Antes de partirem para a festa, a mulher disse a Namarasotha:
__ Na festa a que vamos quando dançares não deverás virar-te para trás.
Namarasotha concordou e lá foram os dois. Na festa bebeu muita cerveja de farinha de mandioca e embriagou-se. Começou a dançar ao ritmo do batuque. A certa altura a música tornou-se tão animada que ele acabou por se virar.
E no momento em que se virou, ficou como estava antes de chegar à casa da mulher: pobre e esfarrapado.


NOTA: Todo o homem adulto deve casar-se com uma mulher de outra linhagem. Só assim é respeitado como homem e tido como «bem vestido». O adulto sem mulher é «esfarrapado e pobre». A verdadeira riqueza para um homem é a esposa, os filhos e o lar.
Os animais que Namarasotha encontrou mortos simbolizam mulheres casadas e se comesse dessa carne estaria a cometer adultério. Os passarinhos representam os mais velhos, que o aconselham a casar com uma mulher livre. Nas sociedades matrilineares do Norte de Moçambique (donde provém este conto), são os homens que se integram nos espaços familiares das esposas. Nestas sociedades, o chefe de cada um destes espaços é o tio materno da esposa. O homem casado tem de sujeitar-se às normas e regras que este traça. Se se revolta e impõe as suas, perde o seu estatuto de marido e é expulso, ficando cada cônjuge com o que levou para o lar.
Cumprindo sempre o que os passarinhos lhe iam dizendo durante a sua viagem em busca de «riqueza», Namarasotha acabou por encontrá-la: casou com uma mulher livre e obteve um lar. Mas por não ter seguido o conselho da mulher, perdeu o estatuto dignificante de homem adulto e casado.Eduardo Medeiros (org.). Contos Populares Moçambicanos, 1997

Tecendo a manhã , de João Cabral de Melo Neto


"Um galo sozinho não tece uma manhã,
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão."
**************************************************
É isso ai galera! Ler poesia de vez em quando é bom e faz bem a saúde mental!!!
bjim! DANI*-*